Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As minhas incongruências

por A Mãe (In)Consciente, em 29.08.14

Há muito tempo que procuro produtos menos agressivos para a pele, e que ao mesmo tempo sejam "verdes".

Não é fácil encontrar tais produtos, e muito menos que tenham todas estas características.

E o que é menos agressivo para a pele não quer dizer que seja "verde", e vice-versa.

E se a isto acrescentarmos a característica do produto ser de origem portuguesa, ainda pior...

E atenção, que apesar da moda ser o "vegetal", há produtos de origem animal e mineral bons para a pele, como a pedra pomes e o leite de cabra.

Vou-vos falar de vários produtos. Uns têm umas características, outros têm outras...

 

Gel Banho e Champô

Os sulfatos são dos ingredientes destes produtos mais nocivos para a pele. Provocam secura, caspa, e oleosidade. Talvez seja por isso que há pessoas com caspa e cabelos oleosos ao mesmo tempo... E com borbulhas e a pele desidratada... Dos sulfatos o Sodium Laureth Sulphate parece ser o pior de todos, havendo quem diga que é cancerígeno.

Já pesquisei por Gel Banho e Champô sem sulfatos na internet, mas ainda não tive nenhum dos frascos na mão. Mesmo o "Sanex 0%" tem sulfatos.

Contudo, os sabonetes por norma não têm esses ingredientes. Tem a ver com o formato líquido vs com o formato sólido. Quanto a isso temos muitos produtos, sabonetes suaves, inclusive de origem portuguesa.

Temos, por exemplo, a marca ConfiançaAch Brito (são do mesmo grupo), que são portuguesas e têm muitos sabonetes suaves. E sendo o sabonete suave, creio que podemos, à vontade, lavar o cabelo com ele (depois de experimentar logo vos conto).

 

Amaciador para cabelo, creme hidratante e hidratante de lábios

O problema dos amaciadores não são os sulfatos, mas sim a vaselina e parafina, derivados do petróleo.

Vamos ser justos, o petróleo também é um produto natural! Digamos que nem todos os produtos naturais nos fazem bem, e nem todos os produtos derivados de processos químicos nos fazem bem. Mas não se iludam com isto também: os produtos "naturais" e "verdes" também são obtidos por processos químicos. Se não queres usar nada químico, o melhor é mesmo tentares lavar-te com leitinho de cabra saído da cabra e sem tratamentos.

Parece que o problema dos derivados do petróleo é que criam uma capa na nossa pele que impede a desidratação. Isso até nem é mau. Só que não hidratam em profundidade. Por isso é que pomos camadas de creme hidratante mas a desidratação não passa...

Mais uma vez, pesquisei e tenho uma lista. Mas só posso falar do que vi:

Óleo Seco é uma boa opção. Comprei o da Roger & Gallet e gostei muito. Digamos que o meu namorado também e agora encharca-se naquilo.

Quanto a amaciadores já experimentei o "5 Plantas" da Ultra Suave e é bom. Sai muito facilmente do cabelo. E descobri ontem um da Johnsons.

 

Desodorizantes

O problema aqui é o alumínio, que dizem também ser cancerígeno.

Há muito tempo que uso dois produtos, e são fáceis de encontrar nos supermercados.

 

E a incongruência no meio disto tudo é que fiz unhas de gelinho. Num certo sentido são minimalistas: ficam feitas e pronto, duram imenso tempo. E o minimalismo nem sempre é pelo barato.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:55